Lojas Virtuais

O novo coronavírus fez com que muitas empresas parassem de operar e muitos funcionários reduzissem ou até perdessem suas receitas. Ao mesmo tempo, os consumidores estão se acostumando a fazer compras online.

Portanto, o interesse em abrir o próprio negócio virtual só está crescendo. Embora não seja necessário investir muito para começar no comércio eletrônico, você precisa ter planejamento e estratégia para se destacar no oceano de lojas virtuais.

Veja algumas dicas de como você pode sair do zero para vender diariamente na internet, com uma loja virtual:

  1. Aposte nos nichos ao decidir quais produtos vender.
    O empresário que está apenas começando dificilmente terá a competitividade de preços de uma loja de departamentos. Portanto, não tente vender tudo. Aumente sua taxa de conversão tornando-se uma referência em um nicho e vendendo produtos relacionados. Como exemplo, usamos o exemplo de uma bailarina que investiu em suas redes sociais e acabou criando uma loja virtual de produtos de balé. Outra opção é buscar produtos em grandes lojas de eletrônicos e não encontrá-los: a escassez pode ser uma oportunidade de negócio.
  2. Elabore um plano financeiro sólido.
    Você precisa definir como será o processo de compra e venda de seu produto. Você vai produzir ou revender itens? Independentemente da sua resposta, encontre bons fornecedores (de matéria-prima à plataforma de hospedagem) e faça uma cotação. Faça um esboço desses custos e de suas metas de negócios para o mês, o trimestre e o ano. O negócio pode ser virtual, mas o planejamento deve ser tão sério quanto planejar um negócio com um ponto comercial.
  3. Use os custos tabulares para organizar o funcionamento de seus negócios diários.
    Por exemplo, quais os meios de pagamento e entrega que utiliza e quais os seus prazos. Defina também se você tem funcionários e quem é responsável por organizar o estoque, manter o cliente e enviar pedidos. As funções devem ser especificadas antes de iniciar a loja online.
  1. Adquirindo Conhecimento em Técnicas de Venda
    Aqueles que já tiveram um negócio físico estão familiarizados com conceitos como comprar materiais de fornecedores, estocá-los, promover vendas e entregar produtos. Você pode até ter uma parada de estoque já com o único desafio de colocar sua experiência em um canal digital. Quem nunca trabalhou no varejo precisa aprender todo esse processo do zero. A loja é apenas uma ferramenta. É preciso adquirir conhecimento para ter sucesso, diz Freitas. Um portal são cursos online, muitos dos quais são gratuitos.
  1. Decida entre um mercado ou seu próprio negócio virtual.
    Uma decisão importante para quem está começando no comércio eletrônico é decidir sobre seu modelo de vendas. Você pode iniciar seu próprio negócio virtual ou registrar produtos em um marketplace, uma plataforma maior que reúne vários locatários. No marketplace você tem soluções visuais prontas (layout), pagamentos e entrega. A plataforma também traz consciência e fluxo de clientes para sua empresa. No entanto, eles competem com outros inquilinos no mesmo site e têm de pagar comissões a cada venda. Na loja online, você precisa criar seu próprio fluxo de clientes e eventualmente investir em layout e integração com meios de pagamento e entregas estruturais. No entanto, você está promovendo sua própria marca, construindo sua carteira de clientes e não pagando comissões sobre as vendas. Ao decidir entre os dois modelos, considere quantas comissões podem prejudicar sua margem financeira e como você está disposto a dedicar tempo à sua causa. Sempre é possível testar os dois modelos e cadastrar produtos tanto na loja virtual da própria empresa quanto no marketplace. Nós indicamos sempre fazer os 2 testes. Você experimenta a mecânica de uma loja virtual, tem que cadastrar produtos, atender seus clientes com agilidade e organizar suas entregas. Ter loja própria é uma prática, mas com um leque de distribuição mais amplo.
  1. Cadastre seus produtos com compromisso
    Não coloque os produtos em sua loja virtual de qualquer jeito: invista tempo em fotos de qualidades e em descrições detalhadas de seus produtos. Por exemplo, se o seu consumidor não conseguir descobrir o tamanho ou a cor exata de uma peça de roupa, ele pode abandonar a compra em vez de pedir mais informações.
  2. Tenha um canal de comunicação recorrente
    O público que não te conhece, precisa de uma segurança inicial. Mostre que sua empresa realmente existe e que entrega os produtos. Para isso, recomendamos investir em ferramentas de interação com o cliente. Exemplos não faltam…. desde ferramentas de bate-papo integradas à loja virtual como aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Não deixe que a falta de comunicação atrapalhe o seu negócio.
  1. Você está apostando que o marketing digital parecerá orgânico?
    Não basta criar uma loja virtual onde os usuários possam encontrar sua empresa e começar a comprar. Para passar da criação à venda, você precisa de uma estratégia de marketing digital. Primeiro, vincule suas boas descrições de produtos com conteúdo para obter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. O conteúdo pode ser enviado para sua lista de clientes cadastrados, desde que você seja moderado: ninguém gosta de uma caixa de e-mail cheia. Além disso, descubra e invista nas redes sociais de seu público: elas podem ser uma fonte valiosa de tráfego para seu site ou até mesmo um novo canal de vendas. À medida que sua loja online está mais madura, você pode investir em mídia paga para atrair tráfego. Exemplos são Google Ads e Google Shopping. No entanto, não adianta atrair visitantes se eles não entendem os produtos e não podem comprá-los facilmente. A mídia paga quem já tem um site profissional e gera um bom volume de vendas por mês. Se o seu negócio ainda não foi fechado, o cliente entra no anúncio e fica inseguro. A conversão não acontece e você pode ter jogado dinheiro fora. O melhor investimento hoje para tráfego é a Otimização de Sites SEO.
  1. Táticas para evitar o mergulho no carrinho de compras
    Um grande desafio para quem trabalha com comércio eletrônico é o abandono do carrinho de compras: os consumidores selecionam os produtos, mas não concluem a venda. Recomendamos planejar o lançamento de determinados cupons de desconto: quando o usuário cadastra seu e-mail ou, por exemplo, quando deseja sair do seu site. Os cupons podem aumentar a probabilidade de fechamento de uma venda. Outra estratégia é ter uma política de frete grátis quando a compra for maior, resultando em aumento do ticket médio. Fique atento: faça as contas para que todos esses descontos não afetem sua margem.
  2. Coloque o cliente em primeiro lugar.
    Lembre-se que sua loja oferece ao seu cliente uma experiência de compra: o principal objetivo é fazer com que ele aproveite a jornada que fez com seu negócio. Quer você invista muito ou pouco, as pessoas abaixo querem um bom serviço. Se a experiência for boa, os consumidores compartilharão. Se for ruim, eles compartilham ainda mais.

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